Sobre Nós

O closed caption – legenda oculta – é um sistema de transmissão de legenda criado para possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à comunicação veiculada na televisão, em vídeo e DVD.

Existem dois tipos de legenda oculta e tecnologias distintas para a sua produção:

  • Online ou em tempo real, recomendada para programas ao vivo, jornalísticos, esportivos etc., sendo esta produzida por meio da estenotipia ou softwares de reconhecimento de voz;
  • Offline ou pós-produzida, recomendada para programas gravados, filmes, novelas etc., que faz uso de softwares específicos.

 

O tempo para produção de legenda e a tecnologia utilizada diferenciam os sistemas online e offline. A legenda produzida em tempo real (online) transcreve apenas as informações literais, enquanto na pós-produzida (offline), a legenda funciona como o áudio do programa, informando “o quê” está sendo escutado e “como”. Pode ser trabalhada a partir de diversos recursos: otimização do tempo; uso de legendas múltiplas; posicionamento das legendas sobre os falantes; edição de texto; e transcrição de informações não literais (ruídos diversos, trilha sonora, melhor descrição sobre as características da comunicação que está sendo estabelecida).

É essencial abordar cada detalhe referente à informação quando se trata de pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva, pois somente fazendo uso desses recursos “extras” elas serão capazes de um perfeito entendimento da mensagem.

De acordo com o Censo 2010, 45.606.048 de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, sendo que 18,6% da população de nosso país apresenta algum tipo de deficiência visual e 5,10% auditiva.

Adiministrador

A Afcaption, criado em 1998, é uma empresa que iniciou sua trajetória com a produção de closed caption para programas gravados. Percebendo a possibilidade de contemplar um número ainda maior de pessoas com acesso à cultura, informação e entretenimento, a empresa expandiu sua atuação provendo novos recursos na área da acessibilidade, sem perder seu compromisso com a qualidade e o foco nas pessoas que precisam das tecnologia assistivas.

Luiz
Hina SEO

Luiz

A dor de um parto buscar o prazer. Pois, como chegamos às menores coisas , que um de nós assume o exercício de qualquer do corpo.

 

Images

O método por reconhecimento de fala já é usado no Brasil com sucesso e grande parte de sua tecnologia foi implementada pelas afiliadas da Rede Globo de Televisão e atualmente TV Brasil, TV Escola, TV Gazeta-AL (pioneira na transmissão com o sistema de voz), TV Jangadeiro, NordesTV, TV Cidade Verde, Rede Meio Norte, TV Cabo Branco, RBS TV Porto Alegre, RBS TV Florianópolis, RPC TV Curitiba, TV Correio da Paraíba também utilizam, entre muitas outras emissoras que apostaram nessa tecnologia devido ao seu custo acessível e facilidade de formação de novos profissionais para esse mercado (tempo médio de dois meses de aprendizado). Nele, um software ou programa interpreta vozes e produz o texto das legendas. As vozes não são recebidas diretamente dos locutores; ela é transmitida a um profissional numa sala isolada e é essa pessoa que repete de forma natural o que ouve para o computador. O software inicia sua precisão em torno de 70%, podendo atingir taxas acima de 95% com a correta calibragem. Além do trabalho vocal, o funcionário acrescenta, via teclado, informações sobre outros sons do ambiente. Além de informações de áudio, ainda podem ser inseridos dados recebidos diretamente do teleprompter, aumentando ainda mais o percentual de acerto desse tipo de operação.

O interessante do Closed Caption é que pode ser implementado nas transmissões analógicas que, por suas características técnicas, não permite o uso de mais recursos como em sinais digitais. Para inserção em programas gravados é possível usar outro método mais preciso: a inserção offline, onde o sinal das legendas é inserido diretamente na mídia e re-exibido toda vez que a mesma é reproduzida. Esse método, além de permitir revisões ortográficas e gramaticais, possibilita a marcação exata do tempo de entrada e saída das legendas, mantendo-as sempre sincronizadas com seu conteúdo. A ABNT determina que os programas gravados devem, sempre que possível, receber esse tipo de legenda, uma vez que é a que melhor atende ao público com deficiência auditiva. No Brasil, o Closed caption está presente em apenas um canal (CC 1), no idioma em português ou em raros casos de filmes, em inglês. Nos Estados Unidos, emissoras em inglês põem idioma inglês no CC 1 e espanhol no CC 2 ou 3, e vice-versa com os canais em espanhol.

Listas de Produção

 

  • Basta nos enviar seu vídeo em qualquer formato ao nosso servidor.
  • Exemplo: mp4, .mov, .wmv.
  • Para inserção de legendas não é importante a qualidade de vídeo.
  • Mesmo que o resultado final seja um vídeo em Full HD, a legenda pode ser inserida em um arquivo SD.
  • É extremamente importante manter a resolução do vídeo.
  • Não é necessário o envio de mídias físicas.
  • A revisão do texto é feita por uma equipe especializada.
  • Editor insere legendas no vídeo através de software específico.
  • Tipos de legendas:
  • Legendas Roll-Up
  • Inseridas na linha 21 com duas ou três linhas rolando na tela.
  • Legendas Pop-On
  • Consiste na legenda aparecer e sumir conforme a fala do interlocutor. Esse tipo de legenda é normalmente usado para filmes, documentários ou comerciais.